TEMA: Fronteiras do Pensamento e Desafios Teórico-metodológicos nas Ciências Sociais.


Fronteiras do Pensamento e Desafios Teórico-metodológicos nas Ciências Sociais

O I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFES é fruto da mobilização e do trabalho de professores e alunos do PGCS e do Curso de Graduação em Ciências Sociais da UFES interessados em refletir e discutir temáticas que entrecruzam as linhas de pesquisa do Programa com as atividades acadêmicas na graduação buscando, fortalecer a integração entre ambos os cursos e fomentar a educação continuada nas ciências sociais. É um evento de âmbito nacional que ocorrerá entre os dias 31 de maio a 03 de Junho de 2011, e incluirá em sua programação a realização de uma conferência, mesas-redondas, grupos de trabalho, mini-cursos e mostras audiovisuais.

9 de mai. de 2011

Mostra Audiovisual

MOSTRA AUDIOVISUAL

EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA

 Autor : Ludmila Helena Rodrigues dos Santos (  Mestranda do Curso de Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos) ludhrsantos@yahoo.com.br
Co-Autor: Luiz Henrique de Toledo (Professor Doutor da Universidade Federal de São Carlos)
Título: O banheiro no cinema: sexo, drogas e algum odor
Sinopse: 

 Responsável : Thiago Zanotti Carminati ( doutorando PPGSA/IFCS/UFRJ ) zanotti.carminati@gmail.com
Equipe técnica: Allan Bastos, André Suliano, Yasmine Moraes; Thiago Carminati

Título Coletivo Caririmundo

Ano de produção 2011
Sinopse: ‘Caririmundo’ é um coletivo formado por pessoas que se encontraram no workshop “Fotografia e Pesquisa Social” realizada na Universidade Regional do Cariri/URCA, via Departamento de Ciências Sociais, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2011. A heterogeneidade e a diversidade de interesses levaram o grupo a descobrir e experienciar, a partir da linguagem fotográfica em diálogo com os métodos tradicionais da pesquisa social, a potência narrativa que habita a vida dos moradores da Serra do Horto, em Juazeiro do Norte/CE. Estiveram envolvidos dez participantes e a própria escolha do Horto enquanto espaço de experimentação fora uma decisão coletiva. A riqueza do material produzido, contudo, motivou o grupo, agora reduzido ao número de quatro membros ativos, a continuar o trabalhando com os moradores do Horto a fim de aprofundar o contato, compartilhar saberes e experiência. Apresentamos 12 imagens (ampliadas em papel fotográfico) e uma projeção onde forma e conteúdo são expressos através de pessoas, cores e acontecimentos agenciados a partir da presença de câmeras fotográficas, da curiosidade e interesse recíproco entre fotógrafos e fotografados.


Autor: Charlene Sales Bicalho ( Mestranda em Administração UFES) <charlene_bicalho@yahoo.com.br>
Título : Fragmentos de Regência Augusta
Sinopse: O ensaio fotográfico: Fragmentos de Regência Augusta faz parte dos registros realizados nos últimos nove meses, na Vila de Regência Augusta, durante finais de semana e feriados, pela aluna do curso de Mestrado em Administração da UFES, Charlene Bicalho. As cenas capturas permitem que a estudante conheça o que já foi visto, realizando dessa forma um exercício de tentar atuar o sentimento que o próximo emana através da interpretação da linguagem fotográfica.
Ano 2010 / 2011







APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS
Direção:Sandro José da Silva  (DCSO-UFES e doutorando PPGA-UFF) saandro@gmail.com
Título  São Jorge e seus Dragões
Duração:- 23’
Ano: 2011
Sinopse: Contam em São Jorge que a crueldade da escravidão transformou os senhores escravistas em cobras e dragões. São Jorge e seus dragões é inspirado no “Projeto Territórios Quilombolas UFES” realizado entre 2005 e 2007. A pesquisa teve com fundamento a resistência do povo de São Jorge e o Artigo 68 da Constituição Federal que define a propriedade definitiva das terrasde quilombo.


Direção:Ricardo Sá        ricardo-salles@hotmail.com
Título: Procurando Madalena: um documentário capixaba –
Duração:  27 ‘
Ano: 2010
Sinopse: Onde surgiu a toada Madalena, eternizada em ritmo de samba por Martinho da Vila? Integrantes de diversas bandas de congo do ES defendem para sua comunidade a criação da Madalena, motivo de muita discussão no meio folclórico.
(roteiro vencedor do edital de documentários etnográficos da Secult-ES em 2010/prêmio de juri popular no Vitória Cine Vídeo 2010)


Direção: Bianca Sperandio ( Cientista Social) biasperandio@gmail.com
Título: Estação Itueta
Duração 18'
Ano: 2008
Sinopse: Se promessas de prosperidade dividiam os moradores da pequena cidade de Itueta (MG) quando foi anunciada a construção da Usina Hidrelétrica de Aimorés, mudanças profundas e irreversíveis foram tragicamente vivenciadas enquanto a cidade era inundada pelas águas do Rio Doce e um novo espaço urbano era precariamente erguido.
“Estação Itueta” é um vídeo-documentário-intervenção, realizado no momento em que uma cidade tenta recriar suas redes de relações sociais num novo espaço para arraigar a vida num novo tempo.


Diretor: Paula Gomes Moreira ( Cientista Social e Mestranda em Relações Internacionais –UERJ) paula_moreira_3@hotmail.com
Titulo  Eldorado: a esperança e o desespero
Duração:5’24’’
Ano:2010
Sinopse: A lenda de Eldorado atraiu muitos aventureiros para a América  do Sul à época da colonização das Américas. No filme, ela serve como um paralelo para retratar a tentativa de se conseguir uma vida melhor no país por meio da migração para florestas ainda pouco exploradas pelo homem    
( curta realizado a partir da Oficina do Festival Internacional de Cinema de Arquivo (REcine) do  Arquivo Nacional


Diretor: Lígia Moysés Nascimento ( mestranda em Ciências Sociais –UFES) lilisancio@gmail.com
Titulo: Nossa Terra Nossa Liberdade
Duração: 24’’
Ano: 2005
Sinopse: Documentário realizado durante o evento da autodemarcação de terras indígenas Tupinikim e Guarani no norte do estado do Espírito Santo no ano de 2005;

Diretor: Jaqueline Vilas Boas Talga (mestranda em Ciências Sociais UFU) jtalga@yahoo.com.br
Título: EXU: mensageiro ou diabo
Duração:10’
Ano: 2010
Sinopse: Esse material foi produzido a partir das condições encontradas por professores da rede publica de ensino de Minas Gerais, que faziam o curso de especialização de história e cultura da África. Com o intuito de trabalhar esse material com estudantes do ensino infantil, fundamental e médio. A partir de uma linguagem descontraída, temos um dialógo entre exu orixá e exu guardião, mostrando  o que ambos possuem de comum e os diferentes olhares sobre eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário