TEMA: Fronteiras do Pensamento e Desafios Teórico-metodológicos nas Ciências Sociais.


Fronteiras do Pensamento e Desafios Teórico-metodológicos nas Ciências Sociais

O I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFES é fruto da mobilização e do trabalho de professores e alunos do PGCS e do Curso de Graduação em Ciências Sociais da UFES interessados em refletir e discutir temáticas que entrecruzam as linhas de pesquisa do Programa com as atividades acadêmicas na graduação buscando, fortalecer a integração entre ambos os cursos e fomentar a educação continuada nas ciências sociais. É um evento de âmbito nacional que ocorrerá entre os dias 31 de maio a 03 de Junho de 2011, e incluirá em sua programação a realização de uma conferência, mesas-redondas, grupos de trabalho, mini-cursos e mostras audiovisuais.

20 de dez. de 2010

Grupos de Trabalho






GT 1) Dinâmicas sociais, gramáticas emancipatórias e novos movimentos teóricos


Coordenação: Adelia Miglievich (UFES), Júlia Almeida (UFES) e Tatyana Léllis (mestranda-PPGS)        


e-mail para submissão do resumo: <miglievich.adelia@gmail.com>


Ementa: A modernidade contemporânea surpreende-nos com inéditas dinâmicas societárias que apontam para a revisão de paradigmas nas ciências sociais e para a construção de novos objetos de estudos. O GT pretende reunir trabalhos em torno de 3 eixos, a saber: 1) Crítica da modernidade, pós-modernidade e pós-colonial; 2) Novos movimentos sociais, esfera pública e direitos; 3) Identidade, reconhecimento e saberes subalternos.


GT 2) Trabalho e desigualdades sociais


Coordenação: Antonia Colbari (UFES),  César Albenes de Mendonça Cruz 
Professor da Graduação em Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM/ES


e-mail para submissão do resumo: <alcolbari@terra.com.br>


Ementa: A proposta é articular a discussão sobre a diversidade de arranjos e de relações de trabalho e as alterações no perfil das desigualdades sociais, tal como se verifica nas duas últimas décadas, na sociedade brasileira e, em particular, no estado do Espírito Santo. Serão acolhidos estudos sobre trabalho formal e informal; indicadores de emprego, desemprego e pobreza; e políticas públicas de qualificação profissional e de geração de emprego e renda.



GT3) Conflitos socioambientais, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental: olhares críticos e abordagens contemporâneas


Coordenação: Aline Trigueiro Vicente (PPGS), Eliana Santos Junqueira Creado (UFES), Winifred Knox (UFES), Selene Herculano (UFF)


e-mail para submissão do resumo: <eliana.creado@gmail.com>;       <aline.trigueiro@uol.com.br>


Ementa: O objetivo principal deste GT é refletir sobre as questões ambientais na sociedade contemporânea. Para tanto, concentrará esforços na análise dos conflitos socioambientais, instituídos a partir de embates que marcam as formas de disputas entre diferentes grupos sociais acerca da definição dos modos de apropriação social e de significação dos espaços naturais que ocupam (ou buscam ocupar). Intenta problematizar ainda, a partir de estudos de caso e/ou de reflexões teóricas, as aproximações entre desenvolvimento e ambiente, incluindo nesse ponto uma reavaliação crítica dos usos (e abusos) das noções de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental. Busca dar visibilidade principalmente aos impactos socioambientais decorrentes de (grandes) projetos de desenvolvimento econômico e às mais variadas formas de reações sociopolíticas a eles relacionadas. Objetiva, ainda, pensar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento e aos modelos de gestão dos recursos naturais de modo amplo, incluindo também formas "alternativas" dos mesmos, tais como aquelas que visam coexistir com a reserva de espaços à conservação ou contrapor-se a padrões hegemônicos de desenvolvimento socioeconômico.


GT 4) Universidades públicas: trabalho, produtivismo e excelência


Coordenação: Izabel Cristina Ferreira Borsoi (UFES), Cássio Adriano Braz de Aquino (UFC)


e-mail para submissão do resumo:  <cristinaborsoi@uol.com.br>

Ementa: Condições de trabalho de docentes em universidades públicas. “Flexibilidades” no trabalho e suas repercussões na vida cotidiana dos docentes. Produtividade e excelência: docentes responsabilizados pelo sucesso ou fracasso de programas de pós-graduação e cursos de graduação.



GT 5) Representação, Participação e Deliberação: desafios para a Teoria Política no século XXI


Coordenação: Cristiana Losekann (UFES), Luciana Ballestrin (UFRGS) e Marta Zorzal e Silva (UFES)


e-mail para submissão do resumo: <gt5snpgcs@gmail.com>


Ementa: Diante a pluralidade, fragmentação e complexidade das sociedades modernas, os partidos políticos e o parlamento têm perdido a exclusividade desfrutada desde o século XIX da representação de interesses e mediação entre a sociedade e a política. Serão muito bem vindos os trabalhos que procurem pensar sobre (a) os novos atores, espaços e reivindicações que desafiam os cânones hegemônicos da Teoria Política; (b) as possibilidades de reconciliação ou antagonismo entre as diferentes vertentes democráticas, sobretudo, representativa, participativa e deliberativa.



GT 6) Cidades e dinâmicas territoriais


Coordenação: Sônia Missagia Matos (UFES), Eneida Mendonça (UFES), Carlos Teixeira Campos Junior (UFES)


e-mail para submissão do resumo<smissagia@gmail.com>

Ementa: O tema proposto pretende destacar desdobramentos da dinâmica espacial das cidades urbanizadas a partir da lógica do capitalismo globalizado, visando identificar e discutir algumas transformações oriundas desse processo, especialmente aquelas referidas às questões sociais e ambientais, tais como movimentos migratórios urbanos, favelização, segregação espacial, violência, marginalização, ocupação de áreas de risco, forma de organização do espaço urbano, distribuição de infraestrutura. A partir da abordagem desses e de outros temas relacionados, pretende-se discutir a atuação do Estado e da sociedade civil no tratamento dessas problemáticas revelando assim, o nível de interesse e atuação de ambos na governança urbana, para o tratamento das questões postas.



GT 7) Instituições políticas


Coordenação: Paulo Araújo Magalhães (UFES), Mauro Petersem (UFES), Marta Mendes da Rocha (UFMG)


e-mail para submissão do resumo: <pmagal@uol.com.br>

Ementa: o objetivo é discutir as instituições políticas democráticas e suas conexões com o comportamento dos atores políticos individuais e coletivos. Serão bem vindas propostas nas seguintes áreas ou em suas interfaces: (a) partidos, eleições e representação; (b) políticas, instituições e accountability em suas várias formas; (c) parlamentos, parlamentares e produção legislativa; (d) formas e reformas do Estado; (f) interações Executivo-Legislativo, seus fundamentos e conseqüências.



GT 8) Redes e estilos de sociabilidades urbanas juvenis: conflito e comprometimento


Coordenação: Sandra Costa (UFES) e Nilton Santos (UFF)


e-mail para submissão do resumo: <nsantos@bighost.com.br>;   <srscosta@ig.com.br>

Ementa: Nossa proposta é apresentar um painel das sociabilidades urbanas emergentes, que fomentam a constituição de identidades e de insurgências, a partir de recorte geracional que privilegia a juventude. Pretende-se também discutir as implicações da produção da pesquisa etnográfica cuja estratégia metodológica é o estudo em rede (enquanto social networks).



GT 9) Memória Social e Transmissão Cultural


Coordenação: Osvaldo Martins de Oliveira (UFES), Andréa Bayerl Mongim (UFF)


e-mail para submissão do resumo: <oliveira.osvaldomartins@gmail.com>

Ementa: Este GT debaterá os temas relacionados à memória e à transmissão cultural de saberes resultantes de pesquisas etnográficas sobre o patrimônio cultural das comunidades tradicionais e acerca do acesso ao ensino formal, principalmente o universitário, dos grupos sociais considerados de baixa renda e etnicamente diferenciados dos meios rurais e urbanos. Concebe-se a memória social como um tipo de saber e como um meio de transmissão cultural empregado por múltiplos agentes sociais que, muitas vezes, encontram-se em conflitos de interesse e politicamente posicionados. A memória (saber oral e que também pode ser sistematizado pela escrita) e o capital cultural (acumulado pelo processo de escolarização e transmitido entre gerações) são reveladores da diversidade cultural, bem como das contradições sociais e econômicas vigentes na sociedade brasileira,  vivenciadas e expressas pelos agentes narradores.   



GT 10) Imagens do outro e imagens de si


Coordenação: Celeste Ciccarone (UFES) e Thiago Zanotti Carminati (doutorando UFRJ)



e-mail para submissão do resumo: <celeste.ciccarone@gmail.com>  <thiagocarminati@yahoo.com.br>

Ementa: As imagens têm um papel crucial na imaginação dos cientistas sociais. De forma exemplar, na percepção do outro, textualmente fabricado através do uso de ‘metáforas visuais’, se revela a potência imagética da etnografia. As linguagens visuais e audiovisuais sobressaem como dispositivos capazes de engendrar entre o ‘eu’ e o ‘outro’ um movimento circular reflexivo incidindo de maneira irrevogável na caracterização si. Desta forma, colocando em foco as imagens que produzimos no encontro com o outro (as etnografias visuais) e as imagens que o outro faz deste encontro (suas próprias produções), a partir da fotografia, do filme, do vídeo e das chamadas ‘novas mídias’, o GT propõe discutir estas possíveis relações  entre visualidade e conhecimento, entre representações imagéticas, auto-representações, presentificações, dignificações que pulsionam o mundo social de diferentes grupos subalternos e comunidades políticas.


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